Alergia Alimentar – Sintomas da Criança Alérgica

  • 0
Gastropediatra Karen Nunes e Roberta Palmeira

Alergia Alimentar – Sintomas da Criança Alérgica

A incidência das alergias alimentares vem aumentando em todo mundo e o leite de vaca é o principal responsável pela doença na infância. De acordo com as médicas Dra. Roberta Costa Palmeira, pneumologista infantil pela Sociedade Brasileira de Pediatria, e Dra. Karen Aparecida Ponceano Nunes, gastropediatra e mestre em pediatria pela USP-Ribeirão Preto, a alergia ao leite de vaca pode determinar sintomas gastrointestinais e respiratórios.

Segundo as especialistas, quando a proteína do leite de vaca entra em contato com o tecido linfóide intestinal ocorre uma reação imunológica, que poderá seguir dois caminhos: o da tolerância ou o da sensibilização, com aparecimento de alergia alimentar. O caminho seguido depende, entre outros fatores, da predisposição familiar e da maturidade imunológica da criança.

Os sintomas são vários, conforme explica Dra. Roberta. “A criança alérgica pode apresentar vômitos ou regurgitações, cólicas, sangue nas fezes, diarréia ou intestino preso, sintomas que podem ou não estar associados a quadros respiratórios ou dermatológicos. Possíveis manifestações respiratórias da alergia alimentar são crises de chiado no peito, asma, bronquite e rinite alérgica, caracterizada por espirros, nariz escorrendo, congestão e coceira no nariz”.

Gastropediatra Karen Nunes e Roberta Palmeira

Dra. Karen Aparecida Ponceano Nunes e Dra. Roberta Costa Palmeira

Existem exames de sangue e cutâneos que permitem identificar o problema. No entanto, dependendo do tipo de alergia e da idade da criança, eles podem ser negativos mesmo o paciente sendo alérgico. “O padrão ouro para o diagnóstico ainda é o teste de exclusão e provocação do alimento. Portanto, sempre que houver suspeita de alergia alimentar, o ideal é conversar com o pediatra da criança, que irá decidir a melhor forma de investigação”.

De acordo com Dra. Karen, ainda existe muita confusão de conceitos sobre alergia alimentar. “A alergia é uma reação imunológica contra as proteínas do leite. A lactose é o açúcar do leite de vaca e, portanto, não causa alergia. O que pode acontecer é a criança apresentar intolerância ao leite por deficiência da enzima intestinal responsável pela digestão e absorção da lactose”. Dra. Roberta lembra que a intolerância à lactose nunca causa sintomas respiratórios, apenas gastrointestinais, tais como dor e distensão abdominal, excesso de gases e diarréia.

O teste do hidrogênio expirado é atualmente o melhor exame para intolerância à lactose, pois, além de ser muito sensível e específico, não necessita de retirada de sangue, sendo, portanto, totalmente indolor, o que facilita sua realização em adultos e crianças de qualquer idade, afirma Dra. Karen, que já realiza o exame em seu consultório, com ótima aceitação dos pequenos pacientes.

Matéria publicada na revista Ala Vip – Edição Especial Dia das Crianças em Outubro de 2012.
Dra. Roberta Costa Palmeira – Pediatra e Pneumologista Infantil – CRM 133.423
Dra. Karen Aparecida Ponceano Nunes – Gastropediatra – CRM 109.319